O orgulho é o maior entrave na nossa vida, é a distorção da realidade. Ele nasce da ilusão, da expectativa alimentada pela fantasia do ideal.
Mágoa é sempre orgulho ferido.
Nos magoamos porque queremos que as pessoas sejam o que nós idealizamos. Nos magoamos porque nosso orgulho não aceita que não foi a pessoa que nos enganou, fomos nós que não olhamos para a realidade dela e criamos a ilusão de que ela era o que ela não é. Quando a verdade vem, ao invés de reconhecer a ilusão, culpamos o outro e nos colocamos como vítima. Isso só gera mais dor, ressentimento, revolta, ódio e isso é puro veneno para nossa saúde.
Humildade é ver as coisas como são, sem tirar, nem por. Com humildade podemos ver com clareza a realidade das pessoas e das situações. Só a humildade nos permite sentir a possibilidade e o limite dos outros e de nós mesmos.
Com orgulho queremos o ideal, com humildade há a aceitação do possível.
A humildade nos aproxima porque reconhece nossa humanidade, mostrando o que cada um é e nos permitindo ser como somos, verdadeiramente.
Não proteja seu orgulho se colocando como vítima, julgando os outros, se machucando com isso. Olhe com humildade para as suas ilusões e como elas lhe impediram de ver claro.
Só quando somos humildes é que nos libertamos da prisão das ilusões criadas pelo orgulho.
Meire Espirito Santo
https://www.corrente-do-bem.com
Instagram meire_espirito_santo
Facebook www.facebook.com/correntedobem.meire
Telegram https://t.me/joinchat/TfRy9D5YrkI0s7uV
YouTube Corrente do Bem Meire Espirito Santo